quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O SIGNIFICADO DA ROSA DE LUTERO







O SIGNIFICADO DA ROSA DE LUERO


Reforma Luterana
A Rosa de Lutero, não é apenas um enfeite. Ela foi importante na vida de Lutero e é muito importante, também para nó, luteranos. Houve um tempo, na Europa, que quase todas as famílias luteranas tinham seu emblema e usavam em sua casa, como decoração.
Lutero também mandou fazer o brasão de sua família, mas ele queria que fosse um símbolo cristão. Ele queria que o brasão contasse a história da salvação da sua alma, da sua família e de todos os cristãos. Vejam a rosa de Lutero, cada uma dessas partes, a cruz, o coração, a rosa, o fundo azul e o anel tem um significado muito importante:
CRUZ (entra)A cruz representa a salvação. A Bíblia diz: Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados. Por isso, Cristo e a mensagem da cruz são o centro da religião cristã. A cor preta é a dor e o sofrimento que não destrói, mas conserva a fé em crescimento. A cruz preta lembra que Deus vem ao nosso encontro, com o seu amor, através de Jesus Cristo. Ela lembra que a fé no Cristo crucificado, nos salva, pois “O JUSTO VIVERÁ POR FÉ”. (permanece no palco e entra o coração)
CORAÇÃOO coração é o símbolo da fé e do amor. Pela fé, o cristão aceita Cristo, o crucificado, como seu Salvador. Recebe dele a purificação dos seus pecados e passa a amá-lo e servi-lo em sua vida. A cor vermelha, é a cor do fogo. Assim, deve ser a chama da nossa fé: acesa em nossos corações com o Evangelho da cruz, pelo poder do Espírito Santo. A cruz preta, rodeada por um coração vermelho, significa que toda a minha vida fica envolvida pela fé. Significa que Cristo agiu na minha vida através da cruz e continua agindo. Crendo em Cristo, a minha vida recebe um novo sentido que coloco a serviço de Cristo, em favor das pessoas pobres, aflitas e necessitadas.

ROSAA rosa branca representa a pureza e demonstra que a fé produz alegria, consolação e paz. As bênçãos e a beleza do reino de Deus do qual Lutero tanto falou e cantou, são representadas pela rosa branca na qual descansa o coração do cristão. A cor branca, é a soma de todas as cores, isto quer dizer que Jesus é tudo em todos. A rosa branca quer dizer, que quando Cristo tem lugar em nossa vida, ocorre uma transformação que traz a verdadeira paz, a verdadeira alegria. FUNDO AZUL:Azul é a cor do céu e o fundo sobre o qual estão a cruz, o coração e a rosa branca, nos lembra que assim como Cristo veio ao nosso encontro, Deus também está conosco, todos os dias. Podemos pois viver com Deus e para Deus, como sinais do seu reino aqui na terra. Azul é também esperança no futuro, pois o azul lembra o céu, a eternidade.
ANEL:O anel tem a cor do ouro, o mais precioso dos metais. Assim, esse anel representa dádivas que cada cristão recebe através da cruz e da ressurreição de Jesus. A vida que recebemos através de Jesus, para a fé e para o amor, é mais valiosa do que todas as outras coisas preciosas do mundo. O anel, o círculo, não tem começo, nem fim. Isso nos lembra que no caminho da cruz, a serviço de Cristo, encontramos o amor de Cristo que não tem fim. O anel é o símbolo da eternidade e é uma aliança do cristão com Deus e mostra a felicidade no céu.

Nenhum comentário: